DICA :


Com o sentimento do dever cumprido a Fundação Rampa lançou o documentário “Natal, Encruzilhada do Mundo”.

O filme é um documentário que conta a história de Natal associada ao da aviação no século XX, quando a pequena cidade foi se desenvolvendo ao som do ronco dos motores das máquinas voadoras e seus aviadores pioneiros de todas as partes do mundo.

Foram dois anos e meio de pesquisa, sendo o último destinado a coleta dos 30 depoimentos que serviram de base para o documentário, totalizando mais de 40 horas de gravação. Após a edição, todo esse material resultou num filme de uma hora e quinze ou 75 minutos, além de um extra dedicado a Cruzex 2010, uma operação militar da Força Aérea Brasileira.

No filme, a história da aviação se divide em duas fases. A primeira quando Natal era a encruzilhada do mundo para todos os aviadores que desejavam chegar à América através do oceano Atlântico ou necessitavam acessar o sul do continente pela costa oriental. Nesta fase, passa pela cidade franceses, alemães, italianos e americanos, entre os pilotos alguns nomes famosos como Charles Lindbergh, Amelia Eahart, Pinto Martins, marquês De Pinedo, Carlo Del Prete, Arturo Ferrarin, Italo Balbo, entre outros. Na segunda e última fase, os depoimentos mostram que a encruzilhado do mundo estava fechada aos americanos e seus aliados, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, quando Natal recebeu a maior base militar aérea norte-americana fora dos Estados Unidos, denominada Parnamirim Field e, posteriormente, “Trampolim da Vitória”.

Segue um trecho do documentário: